terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O Blog

     Este é um blog criado por alunos da faculdade de farmácia da UFRJ. Postaremos dados e estatísticas que mostrem como a obesidade e o excesso de peso atingem a população brasileira e mundial, seu desenvolvimento ao longo dos anos, e hábitos que podem interferir nesses problemas. Junto a cada post estarão os links dos artigos e textos utilizados como fonte bibliográfica.
     O blog tem como objetivo oferecer dados estatísticos relevantes sobre um assunto que afeta quase metade da população brasileira, o excesso de peso e a obesidade. A obesidade está relacionada com diversas complicações como a diabetes tipo 2, dislipidemias (alterações nos níveis de colesterol e lipídios), apneia do sono e doenças cardiovasculares, sendo esta última a maior causa de morte no Brasil.
     Para compreender melhor o blog, é preciso conhecer a diferença entre obesidade e excesso de peso. Esses dois termos definem faixas de peso acima do que é considerado saudável para um determinada altura. O indicador mais importante para essas definições é o IMC (índice de massa corporal), calculado pela divisão do peso pelo quadrado da altura. Indivíduos com o IMC igual ou superior a 25kg/m² possuem excesso de peso, enquanto que obesos são aqueles que possuem o IMC maior ou igual a 30kg/m². Entretanto, essa definição deixa de fora outras características importantes para previsão de possíveis doenças, como o percentual de gordura corporal total e a circunferência abdominal. 

Para calcular seu IMC (apenas para maiores de 20 anos) use a calculadora abaixo:



Tabela que indica a classificação e o nível de risco relacionados a cada faixa de IMC (padrões internacionais).



     É importante notar que o IMC não corresponde diretamente a quantidade de gordura corporal. Assim, em alguns casos, pessoas com o IMC elevado não estão de fato obesas. Um exemplo são os atletas, que devido à alta quantidade de músculos, podem apresentar um peso alto em relação à sua altura.     
     Os assuntos abordados no blog são de interesse geral, eles fornecem dados que mostram como a obesidade e o excesso de peso estão presentes na sociedade atual, e alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolver essa condição.



http://www.cdc.gov/obesity/defining.html

Autores:
Huila Luiza S. da Fonseca         DRE: 110082770
Marco Antônio M. Pretti              DRE: 100083873
Michael Sun Chern                      DRE: 110083530


Nenhum comentário:

Postar um comentário