terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Obesidade nas Regiões do Brasil

Os dados utilizados para a construção do gráfico foram retirados da pesquisa VIGITEL de 2008, relaizada pelo Ministério da Saúde. É importante ressaltar que esses dados incluem apenas os maiores de 18 anos e identifica como obesos os que possuirem IMC acima de 30kg/m2.
        Pelo gráfico acima podemos perceber que as regiões brasileiras possuem um percentual de adultos obesos muito próximo, à exceção do Sul, mesmo possuindo características e hábitos bem diversos. Assim, pode-se perceber que a obesidade é um problema complexo, influenciado por diversos fatores ambientais, genéticos e sociais, que dificultam sua previsão. Embora fatores como inatividade fisíca afetem o desenvolvimento de obesidade, não é possível observar uma associação direta quando analisados seus percentuais por regiões do Brasil, sendo seu coeficiente de correlação muito próximo a zero:

        O gráfico mostra que apesar do Sul possuir o maior percentual de obesos em sua população, há o menor percentual de inatividade física. Por isso, atributos simples não são suficientes para explicar a obesidade, sendo necessária uma análise mais detalhada da população para definir os fatores que têm maior influência sobre o desenvolvimento do excesso de peso e obesidade.

http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/dh.exe?vigitel/vigitel08.def



Um comentário:

  1. adorei essa publicacao
    posso usar suas informacoes para um trabalho
    porque esta tudo bem esplicado
    queria que vc postace mais postagens sobre a obsidade
    obrigada

    ResponderExcluir