terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Obesidade e excesso de peso infantil

     A desnutrição é um grave problema, principalmente entre crianças, já que pode provocar morte e diversas complicações. Entretanto, a obesidade apresenta-se como um problema também grave, que apesar de não causar morte a curto e médio prazo, atinge atualmente um percentual preocupante das crianças entre 5 e 9 anos no Brasil.
     A tabela abaixo apresenta o percencentual de crianças com variações nos índices de peso-altura para a idade.
Dados da Pesquisa de Orçamento Familiar de 2008-2009 realizada pelo IBGE.
 
Observa-se que a cada 3 crianças brasileira, uma apresenta excesso de peso. Esse é um problema grave, que deve ser considerado nas políticas de saúde pública, já que o excesso de peso infantil é um dos principais fatores que influenciam o desenvolvimento de obesidade na idade adulta.
Houve pouca variação nos percentuais de excesso de peso e obesidade entre os sexos, já que nessa idade as características sexuais que poderiam influenciar nessas condições ainda estão ausentes. Com aumento da idade também houve uma tendência ao aumento do excesso de peso e a diminuição na obesidade.
A tabela abaixo mostra o prevalência de variações no índice de peso-para-altura segundo as regiões do Brasil e a situação da residência (urbana ou rural).
Idem anterior.
 
      Nota-se que o excesso de peso e a obesidade é maior na área urbana que na área rural, principalmente devido as diferenças nos hábitos alimentares e no desenvolvimento de atividades físicas. Observa-se também que o Sudeste é a região com mair percentual de meninos com sobrepeso enquanto o Sul possui maior quantidade de meninas obesas. Assim é provável também que a prevalência de sobrepeso infantil esteja realcionada com a renda familiar, sendo maior em regiões mais ricas, como fica claro na tabela abaixo.


http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_encaa/default.shtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário